Uma nova plataforma online para vídeos de música, nascida de uma parceria entre a Universal Music e o YouTube, será lançada no próximo dia 8 de Dezembro, informou fonte do serviço num email enviado ontem aos utilizadores que efectuaram o pré-registo para o site.

Fazendo uso de tecnologia providenciada pelo YouTube, o Vevo vai disponibilizar vídeos de música em Alta Definição e outros conteúdos originais, na sua maioria da autoria de artistas representados pelas editoras discográficas envolvidas no projecto.

A iniciativa da Universal tem visto a lista de parceiros crescer. Em Junho, a Sony Music Entertainment aderiu ao projecto e, em Outubro, a imprensa internacional dava conta de negociações com a EMI e a Warner. A verificarem-se estas novas "aquisições", estariam reunidas as quatro maiores editoras a nível mundial. Outro dos nomes já confirmados é a operadora de telecomunicações norte-americana AT&T.

O projecto, que teve início no princípio deste ano, junta dois dos "ingredientes" com maior procura na Web: música e vídeo, e tem a vantagem de ter como promotores aqueles que são também, em muitos casos, os responsáveis pela gestão dos direitos de autor dos artistas que representam, o que constitui uma vantagem.

A receita está a atrair a atenção da comunidade virtual, dos media e de investidores. Há cerca de um mês, foi anunciado mais um investimento de capital, desta vez proveniente de uma empresa sedeada nos Emirados Árabes Unidos. Não tendo sido revelado o montante com que a Abu Dhabi Media Company avançou, sabe-se apenas que a companhia foi criada pelo governo de Abu Dhabi, em 2007, para fomentar o desenvolvimento dos media na região, segundo informação adiantada pela CNet à data do negócio.

Depois de sobejamente comentado na imprensa internacional, resta agora esperar para saber o que trará de novo o serviço. Nomeadamente, se os conteúdos estarão acessíveis para qualquer internauta ou apenas nos EUA.