(Atualizada) A Via Verde lançou um alerta para uma fraude na Internet relacionada com o seu serviço de pagamento automático nas autoestradas. Segundo a empresa, o site fraudulento pode comprometer a "privacidade e segurança dos clientes e lesar os seus interesses".

No site são oferecidos 1.000 euros em passagens na via Verde, aliciando os utilizadores a subscrever serviços e a disponibilizar informações pessoais, como o nome completo, telemóvel e email.

A empresa avisa que "a alegada oferta de 1000€ a serem utilizados em passagens na Via Verde é promovida por entidades totalmente estranhas à Via Verde, tendo a Via Verde, em 8 de Agosto deste ano, rejeitado qualquer colaboração neste projecto". E por isso vai avançar com um processo judicial contra os organizadores.

[caption] Imagem fornecida pela Via Verde do site referido no alerta [/caption]

Imagem fornecida pela Via Verde do site referido no alerta

A entidade recorda ainda que não envia emails nem participa em campanhas realizadas por entidades terceiras que solicitem dados pessoais dos seus clientes.

"Os factos acima referidos, assim como os websites envolvidos, são da exclusiva responsabilidade das entidades que constam da política de privacidade constante nos mesmos", adianta a nota de imprensa.

A empresa alerta ainda os clientes da Via Verde para não subscreverem os serviços publicitados, referindo que "irá reagir legalmente e em conformidade com a lei portuguesa de forma a garantir os seus interesses e os dos seus clientes".

No alerta enviado à imprensa a Via Verde nunca refere o link do site, nem o nome da empresa que organiza o passatempo, mas uma pesquisa rápida num motor de busca leva facilmente à página.

A fraude não configura o modelo "tradicional" em que os hackers constroem sites que utilizam a imagem dos serviços, até porque aqui é usado apenas o nome e não o logo da empresa, mesmo sendo o endereço usado o www.estradas-portugal.com.

Mas a Via Verde mantém o alerta e a contestação, até porque refere que foi contactada e recusou a participação no passatempo, que alegadamente oferece um ano de passagens em autoestradas no limite de mil euros por utilizador.

No site do passatempo é referido que o passatempo é organizado pela 2waytraffic, uma empresa do grupo Sony Pictures Entertainment, segundo a informação disponibilizada no site institucional, que indica também contactos em Portugal.

O TeK já contactou a 2waytraffic, mas não recebeu resposta até à hora de publicação desta notícia.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Nota da Redação: [17:58] A notícia foi atualizada com mais informação obtida junto da Via Verde e dados entretanto recolhidos sobre o passatempo em causa e a empresa.

Fátima Caçador