Depois do tiroteio que vitimou 17 pessoas numa escola norte-americana do estado da Florida, as autoridades políticas prosseguem com o debate sobre possíveis medidas de prevenção. Uma das última ideias em cima da mesa é da autoria de Robert Nardolillo, que propõe a criação de uma taxa progressiva no mercado dos videojogos.
Na prática, o representante republicano sugere que os jogos mais violentos sejam gradualmente taxados de acordo com o nível de violência que apresentam. O responsável sugere ainda que os fundos arrecadados através do imposto sejam canalizados para investimentos públicos no apoio à saúde mental e aconselhamento familiar.
O primeiro esboço avança com a aplicação de 10% de imposto adicional nos títulos classificados com um semelhante ao europeu PEGI 18. Nesta categoria entram jogos como GTA V, Battlefield 1, Call of Duty: WWII ou Resident Evil 7.
De acordo com Nardolillo, que é citado pela IGN, "existem evidências de que as crianças expostas a videojogos violentos em tenra idade, tendem a agir de modo mais agressivo do que as restantes. Este projeto de lei daria um recurso adicional às escolas para ajudar a lidar com essa agressividade de uma forma positiva". "O nosso objetivo é fazer de cada escola [...] um lugar seguro e calmo para os alunos aprenderem. Ao disponibilizarmos aos alunos recursos para gerirem a sua agressividade hoje, garantimos um mundo mais pacífico amanhã".
Segundo contas feitas pelo portal, um jogo como GTA V, que custa cerca de 64,20 dólares, passaria a custar 70,20 dólares se este imposto fosse realmente aplicado.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários