A Vodafone aumentou para 20 GB o espaço gratuito para armazenamento no seu serviço cloud. Lançada há um ano, a Vodafone cloud estreou-se com 5 GB de espaço gratuito, como alternativas às ofertas internacionais de armazenamento na nuvem para os conteúdos digitais dos seus clientes.



Um ano depois, e com o lançamento iminente de uma oferta idêntica da Portugal Telecom, a operadora quadruplica o espaço de armazenamento disponibilizado gratuitamente.



O Vodafone Cloud, tal como a generalidade das ofertas do género, pode ser usado para fazer backups (cópias de segurança) dos ficheiros guardados num dispositivo, bem como para facilitar o acesso a fotos, vídeos, músicas ou documentos, já que os conteúdos armazenados no serviço passam a estar disponíveis a partir de qualquer lugar, desde que o utilizador tenha acesso a uma ligação à Internet.



A partir do PC o serviço está disponível em cloud.vodafone.pt e conta com uma aplicação para o desktop que garante a sincronização automática de ficheiros PC/cloud. está também disponível uma app do serviço para Android e em breve será lançada uma versão da mesma app para iOS.



Recorde-se que a Portugal Telecom estreia no próximo dia 10 de dezembro uma oferta cloud que disponibiliza gratuitamente 16 GB de espaço. Ao contrário da proposta da Vodafone, a do Portugal Telecom está disponível para qualquer consumidor, ainda que não seja cliente da operadora, garantiu a empresa na data em que anunciou o serviço.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira