Se algum dia fez o download de um episódio da série Friends, talvez vá receber em breve um email da Warner Bros. A companhia decidiu que está na hora de ser recompensada pelos danos sofridos pelos imensos downloads ilegais realizados ao longo dos últimos anos.

Apesar de a série já ter terminado há mais de uma década, a Warner Bros ainda está atenta às infrações cometidas pelos utilizadores. Num aviso enviado pela empresa, os destinatários são acusados de partilharem um episódio da segunda temporada da sitcom, que foi emitido em outubro de 1995.

O estúdio de Hollywood diz que “aprecia” que os alegados piratas sejam fãs da série, mas ressalva que partilhar material com direitos de autor é um “assunto sério”. “O seu serviço ISP pode vir a ser suspenso se este assunto não for resolvido. Pode também ser alvo de penalidades civis substanciais pela violação de direitos de autor ", pode-se ler na carta, publicada pelo Torrent Freak.

Para resolver esta situação, a empresa ofereceu a oportunidade de encerrar o caso enviando ao utilizador um link para que este pague 20 dólares. Apesar de essa quantia ser modesta, a Warner Bros escreve que os danos são muito maiores.

“Os danos provocados à Warner Bros pela sua conduta são substancialmente superiores a 20 dólares, mas com o interesse de parar de infringir o conteúdo da WB permanentemente, a Warner Bros está preparada para lhe fazer esta oferta", explica a empresa.

Num cenário mais recente, a popular série Guerra dos Tronos é a favorita dos piratas da Internet. Como noticiado pelo TeK, o quinto episódio da quinta temporada foi descarregado ilegalmente 3,2 milhões de vezes em todo o mundo nas 24 horas depois da emissão.

Ainda na quinta temporada, a série viu os seus primeiros episódios a serem disponibilizados online mesmo antes de serem emitidos. Assim, de acordo com o Huffington Post, a HBO começou a identificar quem visualizou ilegalmente esses episódios e a enviar avisos a cada um.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.