Está a chegar ao fim mais um Web Summit, com as últimas conferências, os encontros finais presenciais daqueles que apostaram no networking. Mas houve um ponto comum em todos os visitantes do certame tecnológico ao longo destes quatro dias: um sorriso e boa disposição de quem vem à procura de novas oportunidades de negócio, de carreira, o conhecimento das tendências tecnológicas.

O SAPOTEK procurou saber o que leva pessoas de todos os cantos do mundo, com as mais variadas profissões, a virem a este evento tecnológico. Luigi Greco é um italiano que vive e trabalha em Portugal, um developer de IA, que na sua segunda visita ao Web Summit procurou as novidades, visitou os stands das startups. E comentou a falta das grandes empresas este ano, certamente referindo-se à Google, Meta ou Amazon que este ano cancelaram a sua presença na sequência da polémica com o ex-CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave.

Veja o vídeo com as reações dos visitantes ao Web Summit 2023:

De Londres, Katsiaryna Stankevich, esteve presente para promover a sua startup The Cognity, uma plataforma educacional que usa IA para desenvolver habilidades sociais e inteligência emocional. Expandir a sua rede e partilhar ideias é outro dos interesses na sua vinda ao Web Summit “e falar com pessoas”, assim como participar nas workshops.

O SAPO TEK cruzou-se ainda com um grupo de jovens estudantes de informática, que vieram saber mais sobre o futuro da ciência cognitiva e da inteligência artificial, e claro, assistir à palestra da Joana Vasconcelos. Rui Gomes, um trabalhador da TAP, também veio à procura de fazer parcerias, tecnologias e ferramentas que possam aplicar no seu dia-a-dia. As suas áreas de interesse são o futuro da mobilidade e dos transportes, assim como inteligência artificial.

Por fim, duas cientistas de dados da Continental presentes no evento ganharam os bilhetes como prémio de um hackton de programação. Vieram ver as tecnologias, as tendências do mercado, fazer networking, IA e IA generativa, computação quântica, conhecer startups, etc. Sendo repetentes, notam que todos os anos existe uma nova tendência, sendo este ano a IA, em anos anteriores testemunharam o cripto/blockchain e fintech.

Clique na galeria para ver a seleção de imagens do Web Summit 2023 que preparámos

O SAPO TEK mudou a redação para o Web Summit e acompanha tudo o que se passa na conferência e nos eventos paralelos que acontecem em Lisboa.  agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o SAPO.