O Reino Unido está a preparar uma nova lei que dará ao Governo mais poderes no que respeita à moderação das plataformas online. A legislação, que toma o nome Online Safety Bill, está a gerar polémica e o WhatsApp já se posicionou contra as medidas previstas, uma vez que o obrigam a enfraquecer a encriptação da sua aplicação de mensagens instantâneas.

Para Will Cathcart, responsável pelo WhatsApp que esteve reunido recentemente com legisladores britânicos para discutir a Online Safety Bill, a legislação que o Reino Unido pretende adotar é muito preocupante, avança o The Guardian.

Não há forma de mudar [o serviço] em apenas uma parte do mundo. Alguns países optaram por bloqueá-lo: esta é a realidade de disponibilizar um produto seguro. Fomos bloqueados recentemente no Irão, por exemplo. Mas nunca vimos uma democracia liberal a fazer isso”, realça o responsável.

Will Cathcart afirma que, um pouco por todo o mundo, os utilizadores do WhatsApp querem segurança, apontando que 98% deles se encontram fora do Reino Unido. O responsável defende que, para o WhatsApp, seria uma “escolha estranha” baixar o nível de segurança da aplicação de modo a afetar 98% dos utilizadores.

Plataformas que não cumprirem regras de proteção de crianças arriscam-se a multas pesadas no Reino Unido
Plataformas que não cumprirem regras de proteção de crianças arriscam-se a multas pesadas no Reino Unido
Ver artigo

Como avança o The Independent, Will Cathcart confirma que o WhatsApp se recusará a fazer as mudanças previstas pela Online Safety Bill, deixando no ar a possibilidade de a aplicação poder ser banida no país.

Apresentada ainda durante o Governo liderado por Boris Johnson, a Online Safety Bill tem vindo a passar por algumas alterações e espera-se que volte a ser discutida no parlamento britânico este Verão.

Na sua mais recente versão, a proposta de legislação dá ao Governo e à reguladora Ofcom o poder de exigirem a aplicações como o WhatsApp que as mensagens possam ser analisadas para sinalizar conteúdo terrorista ou de abuso sexual de crianças.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.