A Wikipédia e a Google estão entre os 24 nomeados para o Prémio Príncipe das Astúrias 2008 na área de Comunicação e Humanidades. A entrega dos galardões acontece amanhã numa sessão para a qual estão ainda nomeados David Attenborough, a agência Magnum Photos, o correspondente internacional da CNN Christiane Amanpour, o jornalista Bob Woodward e Daniel Cohn-Bendit, uma das principais figuras do Maio de 68.



A lista de candidatos inclui nomeados de países como a Albânia, Alemanha, Bulgária, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Irão, México, Polónia, Reino Unido, Venezuela e Espanha, informa a Fundação Príncipe das Astúrias em comunicado à imprensa.



O prémio é concedido anualmente a uma pessoa, grupo ou instituição cujo trabalho inovador ou de investigação represente um contributo relevante para a cultura universal nos campos em que estão nomeados.



O galardão está avaliado em cinquenta mil euros e a escultura associada à distinção foi criada por Joan Miró propositadamente para a iniciativa.



A sessão de entrega de prémios assinalada amanhã é a quarta na edição de 2008, que já distinguiu as Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela, na categoria de Artes, as principais instituições que lideram a luta contra a malária (Cooperação Internacional) e um grupo de investigadores que se destacaram no desenvolvimento de novos materiais ao serviço da humanidade (Investigação Científica e Técnica).



Na edição de 2007, o prémio ao qual a Google e a Wikipedia concorrem foi entregue às revistas Science e Nature.

Nota de redacção [11-06-2008 11:18]: A Google acabou mesmo por ser distinguida com o prémio Príncipe das Astúrias na área de Comunicação e Humanidades. O júri sublinhou o papel da empresa, enquanto promotora daquele que é considerado o melhor motor de busca da história da Internet. A Google venceu “por pôr de forma instantânea e selectiva ao alcance de milhões de pessoas o canal internet e por favorecer o acesso generalizado ao conhecimento”, justifica o júri.



Notícias Relacionadas:

2002-05-25 - Prémio Príncipe das Astúrias foi atribuido aos pais da Internet