A Wikipédia lançou uma nova campanha de angariação de donativos. O apelo surge a quem visitar a enciclopédia virtual, mais uma vez assinado pelo seu fundador, Jimmy Wales, que volta a requerer a ajuda dos internautas para manter o serviço colaborativo livre de publicidade.

"A publicidade não é má. Mas não tem lugar aqui. Não na Wikipédia. A Wikipédia é algo especial. É como uma biblioteca ou um jardim público. É como um templo para a mente. um lugar onde todos podemos ir para pensar, aprender e partilhar o nosso conhecimento com os outros", pode ler-se no texto apresentado quando os internautas clicam no teaser da campanha.

Jimmy Wales lembra que quando fundou a Wikipédia, poderia tê-la tornado numa empresa com fins lucrativos, recorrendo à publicidade, mas decidiu fazer algo diferente. "Trabalhamos arduamente ao longo dos anos para mantê-la assim".

O mentor do projeto colaborativo sugere, por isso, donativos entre os cinco e os 20 euros "ou qualquer valor de que possa prescindir para proteger e manter a Wikipédia".

Com uma década comemorada este ano, a Wikipédia o 5º site mais visitado no mundo, somando 420 milhões de utilizadores únicos todos os meses e milhares de milhões de visualizações de páginas. De salientar que a enciclopédia virtual é o único serviço entre o top cinco mantido em regime de voluntariado e sem qualquer propósito comercial.

Ao lado do texto, que remete para a Wikimedia Foundation, organização que gere o projecto, aparece uma caixa a partir da qual é possível contribuir para a manutenção da Wikipedia, de entre valores pré-definidos ou à escolha, pagos através de cartão de crédito ou Pay Pal. Ao mesmo tempo, é apresentada informação sobre o destino dos donativos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico