O Windows 7 tornou-se no mais popular sistema operativo (SO) para computadores pessoais, ultrapassando em agosto o Windows XP quanto ao número de máquinas em que é utilizado.


De acordo com o ranking mensal da NetMarketShare, o Windows 7 alcançou uma quota de mercado de 42,76%, contra os 42,5% registados pelo Windows XP. O novo "líder" dos sistemas operativos para PC registou um crescimento de um ponto percentual em relação a julho, enquanto a quota de mercado do Windows XP diminuiu igualmente um ponto percentual.


O mês de agosto registou também uma ligeira subida na quota de mercado do Mac OS X, que ultrapassou o Windows Vista no ranking dos sistemas operativos para PC mais populares. As versões 10.6 e 10.7 do SO para computadores Apple registaram uma quota de mercado conjunta de 7,11%, contra os 6,1% alcançado pelo Windows Vista, cuja utilização mantém a tendência de descida desde outubro de 2011.


Os dados anunciados hoje pela NetMarketShare referem ainda que o Windows 8, para já apenas utilizado na sua versão de preview, obteve em agosto uma quota de mercado de 0,23%.


No total, as várias versões do sistema operativo da Microsoft representaram no mês passado uma quota de mercado de 92%.


O ranking NetMarketShare desde outubro de 2011 pode ser consultado abaixo:

[caption]Ranking NetMarketShare[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.