A plataforma Windows Live vai conhecer em breve uma actualização, passando a ser capaz de integrar aplicações de correio electrónico, instant messaging, fotografia e serviços Web de terceiros, graças a um conjunto de parcerias estabelecidas entre a Microsoft e várias empresas com redes sociais online.

Com a nova versão do Windows Live, os utilizadores vão poder acompanhar as actividades dos seus contactos em sites como o Flickr, o serviço de miniblogs Twitter ou a rede social Friendster, sem serem obrigados a abandonar a plataforma da Microsoft, refere a gigante do software.

Daum, Flixter, LinkedIn, Pandora, Photobucket, StumbleUpon, TripIt y Wordpress fazem igualmente parte do conjunto de serviços que vão estar acessíveis com a actualização à plataforma.

Quando um determinado contacto do Windows Live introduz, por exemplo, um post no Twitter, a página vai indicar a acção. Da mesma forma, a lista de contactos de um determinado utilizador será avisada sempre que este actualiza o seu perfil profissional na LinkedIn ou carrega fotos no Flickr, por exemplo.

O sistema vai permitir definir quais os contactos que terão acesso às diferentes actualizações.

A actualização comporta outras novidades relativamente ao Messenger, ao nível da personalização, e ao Hotmail, que foi alterado para se tornar mais rápido e eficaz na filtragem de correio não desejado, segundo a Microsoft.

O novo Windows Live deverá surgir nas próximas semanas nos Estados Unidos, prevendo-se que esteja disponível para os restantes mercados no início de 2009. A plataforma conhecerá a tradução para 36 idiomas, nomeadamente em português, abrangendo 59 mercados.