Combinando a sua aposta nos jogos de vídeo de consola com a possibilidade de jogar online, a Microsoft lançou hoje o serviço Xbox Live para os clientes dos Estados Unidos e Canadá. Precisamente um ano depois do lançamento comercial da consola e na data anunciada, o novo serviço para jogar na Internet cumpre uma promessa da empresa e lança mais uma peça num mercado onde a concorrência é muito forte.



Por agora, e como já tinha sido afirmado antes, os jogadores da Europa e Japão vão ter de esperar. Embora o serviço já esteja em fase de experiência no Japão e no Reino Unido, França e Alemanha, o lançamento ocorrerá apenas em 2003 e está marcado para 16 de Janeiro no Japão e 14 de Março nos países europeus.



Para jogar online os utilizadores da Xbox precisam - para além de uma ligação à Internet em banda larga - de adquirir o Xbox Live Starter Kit que inclui um anos de subscrição do serviço, uns auscultadores com microfone que se ligam à consola para facilitar a comunicação de voz com outros jogadores e ainda dois jogos em versão de teste, o "MotoGP" e o "Whacked!". O preço do Starter Kit é de 49,99 dólares.



Entre as funcionalidades do serviço encontram-se o Gamertag, a identidade única de cada jogador online, a lista de amigos para os poder convidar a jogar, o Xbox Communicator que permite a comunicação de voz durante os jogos, o Matchmaking que permite a experiência multijogador, e ainda a possibilidade de fazer o download de conteúdos para o disco rígido da consola que podem incluir novas personagens, missões ou estatísticas de jogos online.



Os utilizadores encontram para já 14 títulos que podem ser jogados online, o "Unreal Championship" da Infogrames; "Tom Clancy's Ghost Recon" e "Tom Clancy's Splinter Cell" da Ubi Soft Entertainment; "NFL 2K3", "NBA 2K3", "NHL 2K3", "NCAA Basketball 2K3" e "ToeJam and Earl III: Mission to Earth" da Sega; "MotoGP" e "MX Superfly Featuring Ricky Carmichael" da THQ; "Capcom vs. SNK 2: EO" da Capcom; "Whacked!", "MechAssault" e "NFL Fever 2003" dos Microsoft Game Studios. A empresa está a preparar também a disponibilização de outros títulos como o "Shaun Palmer's Pro Snowboarder 2" da Activision e o "Star Wars Galaxies: Empire Divided" da LucasArts Entertainment Company, entre outros.



De acordo com a informação da Microsoft, estão a trabalhar actualmente no desenvolvimento de jogos para a Xbox Live mais de 60 empresas em todo o mundo. A companhia de software preparou quatro centros de dados - em Seattle, Washington, Tokyo e Londres - de forma a garantir um serviço seguro e escalável mais amigável.

Notícias Relacionadas:

2002-08-27 - Sony lança adaptador para jogar online com PlayStation 2

2002-05-03 - Nintendo faz chegar GameCube à Europa e prepara estratégia de jogos online

2001-11-27 - Programadores open source com aplicação para jogar online com Xbox