A Yahoo inaugura hoje na Espanha e no Chile os seus primeiros centros de investigação fora dos Estados Unidos. Com as duas novas instalações, a empresa passa a contar com um total de seis centros para a pesquisa de temas relacionados com a busca na Internet e a extracção de informação.



Situados nas cidades de Barcelona e Santiago, os novos centros de investigação da Yahoo serão geridos pelo chileno Ricardo Baeza-Yates, um perito em recuperação de informação na Web, ligado a universidades dos dois países em causa, que por sua vez reportará a Prabhakar Raghavan, o responsável pela área de investigação da Yahoo a nível mundial.



Nos últimos anos, a Yahoo tem vindo a investir mais na área de investigação, provavelmente tentando acompanhar a sua principal rival Google no lucrativo mercado dos motores de busca. O Google mantém neste momento quatro centros de investigação nos Estados Unidos e instalações na Suiça, Índia e Japão.



Apesar do investimento de expansão, o motor de busca da Yahoo perdeu recentemente mercado para o líder Google nos Estados Unidos, segundo a comScore Media Metrix. A quota de mercado do Yahoo está neste momento nos 29,5 por cento, enquanto o Google arrecada 39,8 por cento.



Notícias Relacionadas:

2006-01-06 - Yahoo passa para o móvel principais serviços online
2005-09-29 - NASA e Google desenvolvem parceria na área da investigação