Dias depois do portal SAPO ter anunciado um novo serviço de correio electrónico POP3 (Post Office Protocol 3), o Yahoo! enviou ontem uma carta aos seus leitores onde revela que vai passar a cobrar por esse tipo de acesso, até agora gratuito, noticiou a IDG.



O POP 3 consiste num padrão para receber mensagens de email guardadas por um servidor Internet ou para enviar automaticamente mensagens para uma conta diferente e que está incorporado na maior parte dos programas de correio electrónico, como o Microsoft Outlook e o Eudora. Mas inicialmente, quase todos os serviços de email gratuito eram soluções de webmail, acessíveis apenas através da Web.



Contudo, já desde há algum tempo que os utilizadores do Yahoo! Mail podiam efectuar o download das mensagens para os seus próprios computadores através de programas de correio electrónico que utilizam o POP3.



O portal concedeu-lhes ontem um prazo, até 24 de Abril, para que passe a ser cobrado o acesso a este serviço. O custo anual será de 19,99 dólares (22,80 euros), caso a subscrição for efectuada antes dessa data, ou 29,99 dólares (34,20 euros), se a assinatura for realizada posteriormente.



O preço do serviço inclui ainda a possibilidade de os utilizadores enviarem automaticamente mensagens a outras contas de email mesmo que não pertencentes ao Yahoo! e de enviar ficheiros anexos com 5 MBytes, ao contrário do limite anterior de 1,5 MBytes vigente no serviço gratuito. Os subscritores pagantes poderão ainda enviar emails sem que seja anexado no fundo da mensagem um texto publicitário do Yahoo!.



Durante o ano passado, o Yahoo! começou a cobrar por determinados serviços de forma a contrabalançar os efeitos negativos do fraco mercado publicitário. Os responsáveis pelo portal afirmaram já publicamente que pretendem cobrar por serviços cujo funcionamento acarreta grandes despesas, como armazenamento de dados dentro das suas áreas de email, fotografias e de partilha de ficheiros.



No início deste mês, o Yahoo! introduziu uma taxa para a utilização de FTP (File Transfer Protocol) dentro do seu serviço de alojamento de páginas da Web GeoCities. Mais recentemente, o portal começou a inquirir os seus utilizadores de forma a averiguar o seu grau de disponibilidade para pagar pela visualização de streams de vídeo.


Notícias Relacionadas:

2002-03-19 - Modelo de conteúdos por subscrição ganha cada vez mais adeptos na Web

2002-03-07 - Yahoo introduz nova modalidade paga no serviço GeoCities de alojamento de páginas Web

2001-09-25 - Yahoo! passa a cobrar por serviço online de "encontros"

2001-08-28 - Yahoo! lança serviço pago de alojamento de sites através da GeoCities
2001-06-26 - Yahoo.com lança serviço de IM com vídeo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.