A Yahoo prepara-se para oferecer aos utilizadores da versão Mobile do seu Messenger a possibilidade de efectuarem videochamadas, suportadas tanto na rede 3G como na ligação sem fios à Internet.

A novidade deverá integrar uma próxima versão para smartphones do serviço de troca de mensagens instantâneas da companhia, que, à semelhança de outros concorrentes, já permite a videoconferência na plataforma destinada a computadores.

A nova possibilidade foi mostrada durante uma apresentação do Yahoo Messenger 11, que decorreu esta semana nas instalações da companhia na Califórnia (EUA).

Um dos responsáveis de produto da empresa, John Dunning, fez uma demonstração efectuando uma ligação entre um telefone Android e um portátil equipado com webcam, mas disse que o serviço ficaria disponível também para comunicações (de voz e vídeo) entre smartphones.

O responsável não se quis comprometer com uma data para disponibilização da nova funcionalidade, mas adiantou que a tecnologia seria desenvolvida nos próximos meses - que é também o horizonte temporal dentro do qual é esperado o novo Yahoo Messenger (para desktop).

A empresa revelou ainda a intenção de passar a oferecer um serviço semelhante ao prestado por empresas como o Skype, permitindo a realização de chamadas de voz suportadas no seu software, para números de telefone fixos ou móveis, a um custo reduzido (1,5 cêntimos de dólar por minuto).

Não foram, no entanto, dados detalhes sobre a disponibilidade a nível geográfico, dos novos serviços, pelo que não se sabe se estarão acessíveis fora dos EUA.

Entretanto, a companhia anunciou também, para este Outono, alterações ao seu serviço de email baseado na Web e ao site dedicado às pesquisas online, embora não tenha detalhado pormenores.

Prometida ficou também a apresentação, durante os próximos três anos, de uma série de inovações destinadas a fazer com que as pessoas permaneçam no site por períodos de tempo mais longos.