Desde a chegada de Marissa Mayer que a Yahoo! tem procurado reinventar-se. Renovou muitos dos seus serviços, adquiriu imensas tecnológicas e startups, com destaque para o Tumblr, eliminou várias ferramentas sem sucesso e conta com o excelente momento de forma do Alibaba, onde a empresa tem uma grande participação.



Mas o mais ambicioso dos projetos ainda está em desenvolvimento. De acordo com o Re/Code, que cita fontes próximas à iniciativa, a Yahoo! quer ser o motor de busca por definição no iPhone e no iPad.



O objetivo é ambicioso sabendo que os dois dispositivos são os mais bem sucedidos na área dos dispositivos móveis, havendo centenas de milhões de utilizadores em todo o mundo.



Atualmente o Google é o motor de busca por defeito, apesar de ser possível optar pelo da Yahoo! ou o Bing da Microsoft nas definições dos equipamentos. Mas a posição de “pré-definido” de origem vale muito. Vale tanto que a Google paga anualmente à Apple perto de mil milhões de dólares para ocupar esse lugar.



O contrato entre a Google e a Apple termina no próximo ano, e seria uma boa oportunidade para outras empresas do segmento das pesquisas online fazerem um assalto à posição. Seria também uma boa oportunidade para a Apple tornar os seus equipamentos ainda mais livres da Google – depois de já ter removido de origem o Maps e o YouTube – e reduzir em milhões de dólares as receitas de publicidade da rival que opera o Android.



De acordo com as fontes ouvidas os executivos da Yahoo! ainda estão a preparar a apresentação que vai tentar convencer os líderes da Apple a aceitarem a empresa como motor de busca principal do iOS, mas os primeiros contactos informais já terão sido feitos. Jony Ive, um dos responsáveis máximos da Apple e braço direito de Steve Jobs na empresa, é alegadamente um dos contactados, além de ser amigo de longa data da CEO do Yahoo!.



Marissa Mayer tem ainda a vantagem de trazer muito conhecimento dos longos anos que passou na Google. Escreve o Re/Code que no entanto a Yahoo! vai ter muita dificuldade em atingir o acordo por dois motivos: a Google é muito boa no que faz, se não a melhor, e a própria Yahoo! ainda não tem tecnologia que consiga rivalizar em qualidade.



A Yahoo! tem no entanto uma história de parceria com a Apple, sendo a empresa responsável pelos dados fornecidos ao nível da meteorologia.



Quem estará também à espreita é a Microsoft que no iOS é o motor de busca responsável pelos resultados obtidos através do assistente pessoal Siri.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico