A companhia da indústria de Internet Yahoo! concretizou o seu objectivo de obter dois milhões de assinantes de serviços pagos antes do prazo estipulado, no início de Dezembro, referiu ontem Terry Semel, director executivo da empresa, durante uma conferência sobre investimento do banco Morgan Stanley. Porém, escusou-se a adiantar um número preciso, noticiou a agência Reuters.



Desde o último ano que a Yahoo! tem vindo cada vez mais a concentrar-se na disponibilização de serviços premium, como ofertas de emprego, anúncios pessoais e pacotes personalizados de correio electrónico, com vista a diversificar as suas fontes de receitas e expandir-se para além da publicidade básica que tinha sido, até então, a sua grande e única fonte de receitas.



No início de Dezembro, Semel afirmou durante uma conferência de investidores em Nova Iorque que a companhia iria ultrapassar a meta dos dois milhões de assinantes de serviços pagos. Ontem, Semel também abordou a aquisição planeada da empresa especializada em tecnologia de pesquisa na Web Inktomi, um acordo no valor de 235 milhões de dólares que foi anunciado no dia 23 de Dezembro. "Fizemos o negócio por razões fundamentais", disse Semel. "A propriedade da empresa dá-nos uma maior flexibilidade e controlo sobre os serviços que criamos online".



Numa sessão de perguntas e respostas depois da sua apresentação, este responsável escusou-se a comentar sobre o potencial impacto da aquisição da Inktomi no Google, o parceiro em tecnologia de motores de busca da Yahoo!, ou na Overture, que vende listas pagas de resultados de buscas. Depois do acordo com a Inktomi ter sido anunciado, alguns analistas previram que este negócio iria servir para a Yahoo! abandonar a sua parceria com o Google.


Notícias Relacionadas:

2002-12-26 - Yahoo compra Inktomi para reforçar pesquisa

2002-10-10 - Resultados da Yahoo! novamente positivos devido a serviços pagos