
O YouTube tem, desde ontem, um novo visual. A mudança é a mais radical a que se assistiu desde que o serviço de partilha de vídeos foi comprado pela Google, em 2006. Segundo a empresa, o objetivo é simplificar a utilização, mas fica também clara a maior aproximação a funcionalidades próprias das redes sociais.
A estética vai ao encontro daquela que temos vindo a ver a Google implementar, nos últimos tempos, em vários dos seus serviços online. É mais "limpo" e aposta na integração de uma coluna de menu cinzenta, colocada do lado esquerdo, que permite um acesso facilitado a uma série de funcionalidades do serviço.
Caso o utilizador se encontre registado, nessa barra poderá ser encontrado um perfil - que inclui foto, vídeos, histórico, preferências e lista de conteúdos a ver mais tarde, bem como a integração com serviços como o Google+ e Facebook.
[caption][/caption]
Abaixo na lista surgem os vídeos e canais sugeridos, de acordo com o tipo de utilização que costuma ser feita. Na mesma coluna existe também uma zona destinada a ajudar o utilizador a encontrar vídeos por categorias: tendências, popular, música ou entretenimento.
A página pode ser personalizada com os canais que mais interessam a cada utilizador, que lhe serão depois apresentados logo na página inicial. Desta forma, a coluna central do site passa a funcionar de forma semelhante a um feed de notícias numa rede social, mostrando os vídeos mais recentemente publicados nos canais que o utilizador subscreveu.
[caption][/caption]
O novo design visa também tornar a experiência de utilização mais atrativa e aproximada da proporcionada pelos serviços de televisão por subscrição. Recorde-se que o YouTube tem vindo a levar a cabo vários esforços para trazer conteúdos originais à plataforma, entre os quais se incluem acordos com produtoras e canais de televisão.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários