O YouTube tem, desde ontem, um novo visual. A mudança é a mais radical a que se assistiu desde que o serviço de partilha de vídeos foi comprado pela Google, em 2006. Segundo a empresa, o objetivo é simplificar a utilização, mas fica também clara a maior aproximação a funcionalidades próprias das redes sociais.

A estética vai ao encontro daquela que temos vindo a ver a Google implementar, nos últimos tempos, em vários dos seus serviços online. É mais "limpo" e aposta na integração de uma coluna de menu cinzenta, colocada do lado esquerdo, que permite um acesso facilitado a uma série de funcionalidades do serviço.

Caso o utilizador se encontre registado, nessa barra poderá ser encontrado um perfil - que inclui foto, vídeos, histórico, preferências e lista de conteúdos a ver mais tarde, bem como a integração com serviços como o Google+ e Facebook.

[caption]captura de imagem[/caption]

Abaixo na lista surgem os vídeos e canais sugeridos, de acordo com o tipo de utilização que costuma ser feita. Na mesma coluna existe também uma zona destinada a ajudar o utilizador a encontrar vídeos por categorias: tendências, popular, música ou entretenimento.

A página pode ser personalizada com os canais que mais interessam a cada utilizador, que lhe serão depois apresentados logo na página inicial. Desta forma, a coluna central do site passa a funcionar de forma semelhante a um feed de notícias numa rede social, mostrando os vídeos mais recentemente publicados nos canais que o utilizador subscreveu.

[caption]captura de imagem[/caption]

O novo design visa também tornar a experiência de utilização mais atrativa e aproximada da proporcionada pelos serviços de televisão por subscrição. Recorde-se que o YouTube tem vindo a levar a cabo vários esforços para trazer conteúdos originais à plataforma, entre os quais se incluem acordos com produtoras e canais de televisão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico