“Despacito”, o primeiro vídeo no YouTube a chegar à marca dos 5.000 milhões de visualizações desapareceu da plataforma. Poderá ter sido um “alívio” para muitos que já não podiam ouvir a famosa música de Luis Fonsi, mas isto significa que o YouTube foi alvo de um ataque de hacking.
Neste momento, se pesquisar pelo vídeo no YouTube, apenas vai encontrar covers e versões diferentes da música, mas não o original. Numa das playlists, o thumbnail do vídeo foi substituído por uma imagem da série televisiva espanhola A Casa de Papel, mas ao tentar-se ver o vídeo aparece uma mensagem de erro.
Segundo o Independent, outros artistas de renome viram os seus vídeos mais vistos serem também afetados, incluindo Shakira, Selena Gomez, Taylor Swift e Drake. Os ataques terão sido feitos por dois hackers, Prosox e Kuroi’sh, que deixaram a seguinte mensagem na descrição dos vídeos: “Free Palestine (Libertem a Palestina)”, mas alguns deles já terão sido corrigidos.
Na conta do Twitter de Prosox, um dos alegados hackers, foi colocada uma mensagem onde o utilizador referiu que o “ataque” apenas feito por diversão, utilizando o script “youtube-change-title-video”, escrevendo a palavra “hacked”, acrescentando “não me julguem, adoro o YouTube”.
Na conta do Twitter de Luis Fonsi não existe qualquer declaração e neste momento também o YouTube não clarificou como é que a plataforma foi atacada.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários