A plataforma de vídeos da Google anunciou esta sexta-feira um novo canal, onde vai juntar os vídeos carregados no serviço que melhor ilustram os acontecimentos mais mediáticos do dia. Chama-se YouTube Newswire e resulta de uma colaboração com a Storyful, uma agência de notícias global.



Com o Newswire, o YouTube quer facilitar a missão de encontrar os vídeos que mais interessam aos utilizadores, explica a empresa. O novo canal também funciona como uma ferramenta para a imprensa, com recursos associados às notícias que vão fazendo a atualidade ao redor do mundo, incluindo relatos em primeira mão de testemunhas oculares dos acontecimentos.



Um dos objetivos do projeto passa por "ajudar a imprensa a encontrar histórias que valha a pena contar no meio do ruído social", afirma Aine Kerr, editora política da Storyful, no blog da agência de notícias. "O ruído e a necessidade de curadoria nunca foram maiores - e nem o compromisso da nossa equipa para criar o melhor jornalismo social", acrescentou.



A quantidade de vídeos gerados por utilizadores tem crescido significativamente nos últimos anos. Como sublinha Aine Kerr, quando começou a trabalhar para o YouTube, em 2011, eram carregados na plataforma 48 horas de vídeo a cada minuto. Agora são mais de 300.



Esta não é a primeira vez que as duas empresas colaboraram. O YouTube e a Storyful têm trabalhado juntos desde os protestos na Tahrir Square, no Egipto, em 2011. E, mesmo antes disso, a empresa já colaborava com a plataforma para verificar e contextualizar os vídeos lá publicados. Fez isso com mais de 100 mil vídeos desde 2010.



O YouTube Newswire chega numa altura em que o site de vídeos enfrenta cada vez mais concorrência, com a chegada de várias aplicações que permitem criar ou mesmo exibir vídos em direto, como o Periscope, ou o Meerkat.