É oficial: o acesso livre e gratuito por todos os utilizadores a conteúdo original da plataforma tem já data marcada para 24 de setembro. Segundo o TechCrunch, a confirmação do anúncio feito em maio por Robert Kyncl, CBO da empresa, chegou através de um email recebido por utilizadores do serviço premium do YouTube.

Atualmente, as produções do canal YouTube Originals, anteriormente conhecido por YouTube Red, estão acessíveis apenas através da subscrição paga do serviço premium da plataforma. Contudo, a partir da data assinalada, os utilizadores que não estão subscritos vão poder assistir gratuitamente, se bem com a interrupção de alguns anúncios, a séries, filmes e eventos originais do YouTube.

Conteúdo exclusivo à semelhança de “Cobra Kai” - a continuação do célebre filme “Karaté Kid” da década de 80 - , ou de  “Mind Field” - uma série sobre ciência criada por Michael Stevens, autor do canal “Vsauce” - estarão também disponíveis sem custos adicionais aos não-subscritores por um período limitado de tempo.

Já os subscritores do YouTube Premium vão poder não só ver as suas produções preferidas sem anúncios, mas também desfrutar de benefícios, como aceder a todos os episódios de uma série assim que estrearem, fazer o download de conteúdo para visualização offline e ainda ter acesso a cenas exclusivas, caso estejam disponíveis.

De acordo com o website Deadline, a ideia de democratizar o acesso a conteúdos originais do YouTube estaria nos planos da empresa desde novembro de 2018, estando também inserida numa série de mudanças estratégicas em relação ao futuro da plataforma da Google.

Além de terem sido os primeiros a receber a notícia das mudanças no acesso ao YouTube Originals, os subscritores do serviço premium foram também informados da existência de novas funcionalidades, conforme indica o TechCrunch. Entre elas os utilizadores vão poder encontrar, por exemplo, uma função de recomendações de conteúdo que pode ser transferido baseado nas sugestões do algoritmo da plataforma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.