Para aqueles que gostam de ver vídeos no YouTube, mas querem fazer outras coisas em simultâneo, a plataforma está a testar um formato Picture-in-Picture (PiP) na versão desktop. O sistema permite minimizar a janela do vídeo para o canto inferior direito, enquanto continua a navegar pela internet ou trabalhar no computador.

Segundo reporta o 9to5 Google, os utilizadores elegíveis podem aceder à funcionalidade através de um novo ícone “miniplayer” na barra de ferramentas, no canto inferior. Ao clicar, a janela será encolhida para uma miniatura PiP, mantendo o título e o canal. Expandindo a barra de ferramentas do pequeno vídeo ficam disponíveis outros títulos da lista de reprodução.

Para completar a funcionalidade, os utilizadores podem navegar entre os vídeos, utilizar opções de repetição ou reproduzir aleatoriamente o que têm na playlist. Quando ativa a funcionalidade PiP, o browser assume a última página visitada ou, caso tenha ido parar ao YouTube através de link direto, será carregada a Homepage da plataforma.