De forma a responder melhor às necessidades específicas dos adolescentes que utilizam o YouTube, a Google tem novas ferramentas para ajudar a navegar nos conteúdos do seu interesse. O objetivo é tornar a plataforma de vídeos num lugar mais seguro, privado e com melhor bem-estar, aponta a tecnológica. Para isso foram introduzidas novas salvaguardas para recomendações de conteúdos para os adolescentes.
A Google teve como ajuda uma equipa de especialistas da Comissão de aconselhamento de jovens e famílias especializada em aprendizagem digital e meios de comunicação para crianças. O tipo de conteúdo consumido online pode ter impacto no bem-estar dos adolescentes, uma vez que são mais propensos que os adultos a formar crenças negativas sobre si próprios quando veem mensagens repetidas sobre padrões ideais do conteúdo que consomem online.
Uma das novas medidas é limitar as recomendações repetidas de vídeos relacionados com temas onde se compara características físicas ou se idealiza tipos em detrimento de outros, aptidão física ou pesos corporais específicos, ou que representem agressão social e intimidação. Em adição, as regras da comunidade continuam a ser essenciais, removendo o conteúdo e impeçam os menores a ver vídeos que ultrapassem os limites das políticas da plataforma.
A tecnológica diz que o YouTube pretende ser o lugar onde adolescentes aprendem e explorem paixões. A partir de agora, o YouTube passa a oferecer uma nova experiência supervisionada em que pais e adolescentes podem associar as suas contas para receber informações e notificações partilhadas. Por outras palavras, os pais passam a ter mais ferramentas de controlo parental para supervisionar aquilo que os seus filhos assistem na plataforma.
Numa primeira fase serão os pré-adolescentes a ter essa experiência supervisionada. Para breve serão os adolescentes a acrescentar a sua conta no novo hub Centro da Família. Aqui os pais podem ter acesso aos comentários, as subscrições de canais pelos seus filhos, número de carregamentos, etc. Quando os adolescentes iniciam uma transmissão em direto os pais são notificados. Funcionalidade que também passa a estar disponível em Portugal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários