O Google introduziu novas regras na criação de perfis do YouTube, exigindo aos utilizadores que criem uma nova conta.

Numa medida que não é nova no sector, a gigante da Internet justifica a decisão com o objectivo de unificar o acesso a todos os seus serviços a partir de uma única conta de utilizador.

Se antes era possível criar um perfil no YouTube livremente, actualmente os interessados que não tiverem conta no Google são "convidados" a criar uma.

"Inscrever-se no YouTube significa criar uma conta no Google que pode ser usada para aceder ao serviço, assim como ao iGoogle, Picasa e muitos outros serviços do Google", refere uma nota explicativa na página de criação de novo perfil.

Também no log in de quem já tem perfil criado, o site de vídeos sugere aos utilizadores que associem os dados da conta Google ao seu início de sessão.

Paralelamente e no seguimento da sua estratégia de integração de serviços, a gigante da Internet anunciou o lançamento do Google Dashboard, uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores visualizarem e controlarem toda a informação pessoal associada às suas contas Google a partir de um ponto único.

Nota de Redacção:
O texto foi alterado porque inicialmente referia, de forma errada, que seria necessário criar uma conta de email, quando as mudanças introduzidas pela Google referem a criação de uma conta de utilizador, tal como notou um dos nossos leitores. Pelo facto deixamos o nosso pedido de desculpas.