O YouTube está a testar duas novas funcionalidades com inteligência artificial generativa, incluindo um chatbot concebido para dar aos utilizadores mais informação sobre os vídeos a que assistem.

Segundo a plataforma da Google, este chatbot vai permitir obter respostas sobre os vídeos, mas também recomendar outros conteúdos relacionados, tudo sem necessidade de colocar o que está a ser visto em pausa.

Por exemplo, em vídeos mais académicos, o chatbot pode apresentar quizzes ou dar respostas que encorajam os utilizadores a explorarem certos tópicos mais de forma mais aprofundada, detalha a empresa.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

A segunda das funcionalidades recorre a IA generativa para organizar a secção de comentários por tópicos, sobretudo em vídeos mais longos.

O YouTube afirma que, através desta ferramenta, os criadores podem, por exemplo, ganhar inspiração para novos vídeos tendo em conta o feedback dado pelo público. Os criadores terão também a possibilidade de remover certos tópicos da secção de comentários

A plataforma realça que as experiências estão, para já, a ser testadas junto de um conjunto muito limitado de utilizadores, incluindo membros do serviço YouTube Premium nos Estados Unidos e com smartphones Android. No caso da segunda ferramenta em específico, estão a ser feitos alguns testes num conjunto limitado de vídeos em inglês com secções de comentários mais alargadas.