Pelo segundo ano consecutivo, o YouTube irá realizar um concurso de curtas-metragens, abrindo as portas do portal aos trabalhos de milhares de realizados desconhecidos do grande público.

O Project: Direct é apoiado pelo Festival de Cinema de Sundance e pela Moviefone e tem como meta descobrir novos talentos e fomentar a participação dos utilizadores neste tipo de segmento. Como tal, até ao dia 14 de Dezembro, os aficionados de cinema provenientes de Espanha, Itália, Reino Unido, Brasil, Canadá e Estados Unidos terão a oportunidade de enviar um projecto original que inclua três elementos: um telefone vermelho, em homenagem à AOL Moviefone, e outros dois que podem ser escolhidos de entre uma lista de 25 elementos que já desempenharam um papel de destaque em alguns dos filmes de maior impacto dos últimos 25 anos no Festival Sundance.

Após o encerramento, um júri formado por membros do Sundance elegerá os 10 semifinalistas. O nome do vencedor e dos finalistas será dado a conhecer no YouTube a 5 de Janeiro, assim como os votos alcançados junto da comunidade durante o período de votação, compreendido entre a publicação dos nomes e o dia 3 de Janeiro.

Com esta iniciativa, os trabalhos alcançam uma visibilidade que dificilmente os participantes teriam noutro tipo de concurso já que poderão ser assistidos por uma plateia de 71 milhões de utilizadores únicos.

O vencedor da iniciativa terá a oportunidade de assistir ao Festival de Cinema Sundance de 2009, a realizar em Janeiro, para ale de ver o seu trabalho ser apresentado durante um evento oficial.