A Zynga está a processar uma empresa francesa pela utilização da palavra Ville. A dona de jogos que se tornaram em fenómenos de popularidade no Facebook como o FarmVille, defende que a utilização da expressão Ville por outra fabricante de jogos pode induzir os utilizadores da rede social em erro.



Além do FarmVille a Zynga é a dona de outros jogos com Ville no nome, como o CastleVille ou o CityVille. No entanto o nome não está registado, o que não a impede de processar a Kobojo alegando violação de marca registada.



O jogo comercializado pela Kobojo que a Zynga quer ver com nome alterado é o Pyramidville, um jogo que foi lançado para o Facebook no ano passado.



"Não queremos que os utilizadores do Facebook pensem erradamente que o PyramideVille é um elemento da família de jogos Ville", explica a empresa numa declaração.



De acordo com a imprensa internacional a Zynga está a tentar registar o nome Ville para a área dos jogos, mas o processo não está concluído nem tem tido desenvolvimentos nos últimos tempos.



Se o pedido tiver tratamento favorável para a Zynga, no futuro a empresa pode ser a única com direito a criar jogos para redes sociais com a designação Ville no título. Para já uma pesquisa online permite concluir que até aqui a designação tem sido amplamente usada em nomes de jogos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira