No final do primeiro semestre de 2007 existiam em Portugal 1,43 milhões de lares com acesso à Internet em banda larga. Os dados são da Marktest e constam do Bareme Internet onde se apura que a esmagadora maioria dos utilizadores com Internet (93,5 por cento) preferem a banda larga.



O documento também mostra que embora o ADSL continue a dominar, sendo opção em 25,6 por cento dos lares com banda larga, as tecnologias de acesso móvel já são usadas em 111 mil lares, garantindo a esta forma de acesso uma penetração de 3,2 por cento. O cabo mantém-se a segunda opção servindo para ligar em banda larga 4611 mil lares, o que atribui à tecnologia uma quota de 13,2 por cento.



Por regiões, é em Lisboa e Porto que se concentram mais ligações à Internet em banda larga, realidade para a generalidade dos utilizadores com acesso à rede.



O estudo também verifica que é nos lares com mais de duas pessoas que o acesso à Internet em banda larga é mais comum (57,7 por cento), em detrimento dos lares com menos de duas pessoas, onde a tecnologia tem uma penetração de apenas 21 por cento.



Por classes sociais verifica-se que é nos grupos mais abastados que a penetração é mais elevada (81,6 por cento), por oposição às camadas mais baixas da sociedade onde o acesso à banda larga é uma realidade apenas para 9,4 por cento dos utilizadores.



Os dados divulgados pela Marktest permitem atribuir às tecnologias de acesso à Internet em banda larga nos lares portugueses uma penetração de 40,8 por cento.



São cobertos pelo Bareme Internet, que se realiza duas vezes por ano, os residentes no continente com 15 ou mais anos. De acordo com a empresa de estudos de mercado os dados deste primeiro trabalho correspondem sensivelmente ao primeiro semestre do ano, embora a recolha de informação não tenha de terminar obrigatoriamente a 30 de Junho.



Notícias Relacionadas:

2007-08-14 - Um terço dos assinantes de redes móveis utilizará banda larga no telemóvel em 2012

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.