Depois de ter avançado em Novembro com um conjunto significativo de projectos de internacionalização, o Compete prepara-se para assinar, no início de Dezembro, com os 12 Pólos de competitividade, uma agenda de projectos mobilizadores de investimento em I&D, adiantou hoje Nelson de Sousa, gestor do programa Compete, na sessão de abertura do segundo dia do Congresso da APDC.

Já à margem da apresentação, Nelson de Sousa explicou ao TeK que não se trata de criar novos Pólos de Competitividade, mas de concretizar uma agenda e estratégia já definida de desenvolvimento, que envolve um investimento de 100 milhões de euros, contando com um apoio de 50 milhões do Compete.

O gestor do programa de incentivo à competitividade lembra ainda que dos 12 Pólos de Competitividade três são focados na área das TICE - Tecnologias da Informação, comunicação e entretenimento, e que dos outros 9 pelo menos dois terços do investimento está também ligado à área tecnológica, através de projectos específicos, como por exemplo na área de Saúde com a Telemedicina.

Em relação ao QREN, Nelson de Sousa afirmou ainda que as empresas são as que têm um maior nível de execução e que actualmente estão comprometidos 110% do orçamento definido até 2013, aproximando-se a execução dos 30%. O programa tem acelerado e reorientado os apoios para a internacionalização e o reforço da base competitiva, o que se reflecte nos últimos acordos assinados em Novembro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.