O governo apresenta no início do próximo mês um Programa para o Empreendedorismo e Inovação, anunciou esta tarde Carlos Oliveira, secretário de Estado da Inovação no Congresso das Comunicações.

O responsável explicou que o programa assenta numa “visão integrada” e cobre “todo o ciclo de vida da inovação”, da educação às empresas. É uma iniciativa que “defende uma integração das iniciativas” e que assentará em vários vectores.

A ampliação de competências, a dinamização da inovação dentro das empresas, mas também a ligação da investigação e desenvolvimento à economia. É preciso assegurar que a investigação feita nas universidades está alinhada com a economia, defendeu.

Ao nível do empreendedorismo o programa vai promover incentivos à criação do próprio emprego e o empreendedorismo qualificado, apoiando projectos com elevado potencial de crescimento e internacionalização.

O programa vai também alinhar as várias iniciativas de financiamento e incentivo disponíveis para maximizar esses recursos, avançou o mesmo responsável.

À margem do painel sobre inovação e produtividade em que participou Carlos Oliveira disse ao TeK que a apresentação do programa terá lugar já no início do mês de dezembro. A data da apresentação ainda não estará fechada.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico