
Depois de um primeiro dia marcado por reflexões sobre o impacto real da inteligência artificial, os desafios da investigação clínica em Portugal, e o futuro da educação e dos media num mundo cada vez mais digital, o 34º Congresso da APDC entra no segundo dia com um novo conjunto de sessões que destacam a importância da colaboração entre ciência, tecnologia e empresas.
Hoje estarão em destaque temas como a soberania tecnológica europeia; a forma como a união entre ciência e negócios está a acelerar inovação em setores estratégicos, incluindo os serviços financeiros e as telecomunicações; e ainda sobre a geopolítica digital e as forças invisíveis que moldam o mundo.
Ainda antes da sessão de encerramento do congresso, com Rogério Carapuça, presidente da APDC, o Estado da Nação das Comunicações vai juntar os líderes das três principais operadoras portuguesas e a presidente da ANACOM para discutir o rumo do sector, num dos momentos mais aguardados do evento.
Clique para ver cinco sessões que não pode perder no segundo dia do congresso da APDC
09h30 | EU Tech Sovereignty: Urgent actions for securing Europe’s digital future
Num momento em que a Europa enfrenta uma corrida tecnológica acelerada e crescentes tensões geopolíticas, a soberania digital afirma-se como uma prioridade estratégica. Alessandro Gropelli, Director General da Connect Europe, abre o segundo dia do congresso da APDC com uma sessão centrada na importância de reduzir a dependência tecnológica e de consolidar uma visão estratégica europeia para a tecnologia, com foco em infraestruturas críticas, IA, cloud e cibersegurança.
11h45 | Business & Science working together in Financial Services
Como transformar a investigação de ponta em soluções com impacto real nos serviços financeiros? Nesta sessão, Manuela Veloso, Diretora de Investigação em IA no JP Morgan Chase e Professora Emérita na Carnegie Mellon University, vai partilhar a sua visão sobre o impacto da ciência num setor em profunda transformação.
A Manuela Veloso juntam-se depois Pedro Bizarro, Co-fundador e CSO da Feedzai, e Isabel Guerreiro, Administradora do Banco Santander Portugal, para debater questões como personalização, combate à fraude e inovação.
14h30 | Business & Science working together in Telecommunications
Nesta sessão, Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS; José Pedro Nascimento, Chief Technology Officer da MEO; Paulino Corrêa, Chief Network Officer da Vodafone Portugal; e Rodrigo Cordeiro, Country Head da Capgemini Engineering, vão discutir como a colaboração com universidades e centros de investigação está a acelerar a inovação em áreas como IA, 6G e redes inteligentes.
16h30 | What is really behind the New World Order?
Quais são os verdadeiros motores que estão a redesenhar a geopolítica global e qual é o impacto da tecnologia num mundo cada vez mais competitivo e fragmentado? Anne Applebaum, historiadora e jornalista vencedora de um Prémio Pulitzer, junta-se a Pedro Faustino, Managing Director da Axians Portugal, para uma conversa que une ciência política, ciberpoder e ética tecnológica para revelar as forças invisíveis que moldam o nosso futuro.
17h15 | The State of the Nation of Communications
Um dos momentos mais aguardados do congresso da APDC chega no segundo dia com um grande debate sobre o presente e o futuro das comunicações em Portugal. Sandra Maximiano, presidente da ANACOM, vai começar por trazer ao palco os grandes desafios da regulação num contexto digital em mudança acelerada.
Logo de seguida, Ana Figueiredo, CEO da MEO; Luís Lopes, CEO, da Vodafone Portugal, e Miguel Almeida, CEO da NOS, abrem a porta a um debate sobre questões estruturantes no sector, como redes de nova geração, cloud, inteligência artificial, sustentabilidade e investimento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários