São cerca de 140 as empresas que demonstraram interesse em participar nas Bolsas de Contacto organizados pela Agência de Inovação a par das 4as Jornadas de Inovação e do encontro Eureka que estão a decorrer na FIL até ao próximo dia 20 de Junho.

Antecedidos pela Conferência Internacional de Energia e mudanças climáticas e por apresentações dentro de cada um dos temas específicos, as Bolsas de Contactos que hoje se realizam reúnem mais de 200 inscritos no total e vão dar lugar a mais de 20 reuniões bilaterais, onde dominam projectos de países como o Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Guatemala, que vieram a Portugal propositadamente para a Iberoeka.

Amanhã o evento marcado é transversal, não se restringindo a nenhum sector em especial, pelo que abarca áreas tão diversas como as TIC e sector Agroalimentar. Este tem uma participação mais significativa, com cerca de 120 reuniões agendadas, sobretudo por empresas portuguesas que participam no sistema científico nacional e representam cerca de 80% dos participantes.

As Bolsas de Contactos, também normalmente designadas por Brokerage events, são um modelo já conhecido de muitas empresas portuguesas com projectos inovadores, procurando dinamizar relações bilaterais para o desenvolvimento de projectos dentro de empresas do mesmo sector ou de áreas complementares.

A Agência de Inovação tem vindo a dinamizar diversos eventos semelhantes, alguns em áreas tão específicas como as comunicações móveis, que normalmente decorrem em paralelo com feiras e congressos.