Nos últimos oito sábados, em regime “casa aberta”, os portugueses renovaram um total de 402.230 cartões de cidadão. No mesmo período, foram também entregues 502.778 cartões de cidadão e pedidos 78.398 passaportes.
Os dados da iniciativa promovida pelo IRN e pela AMA, divulgados através do Ministério da Justiça, indicam que ao longo dos sábados compreendidos entre 1 de outubro e 20 de novembro foram realizados cerca de 50.000 atendimentos para pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão (CC) e para pedido e entrega do Passaporte.
Com o objetivo de otimizar a resposta dos serviços de registo, a operação Casa Aberta abrangeu os balcões das nove Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça, que estiveram em funcionamento, entre as 09h00 e as 22h00, ao sábado.
Durante a operação Casa Aberta registou-se também um aumento do recurso às senhas digitais, que permitem aos cidadãos obter senha para o atendimento presencial de forma remota, através do portal ePortugal ou da app Mapa de Cidadão.
Dos cidadãos que recorreram ao atendimento na modalidade de Casa Aberta, cerca de 14% obtiveram senha digital. O envio de SMS para o 3838, que permite receber um alerta de aproximação do respetivo atendimento, também cresceu, sendo possível calcular que, neste período, foram enviados cerca de 27.100 SMS.
Lojas mantêm horário alargado de segunda-feira a sábado
Tendo em conta que os documentos, cuja validade tenha expirado desde fevereiro de 2020, só são aceites até 31 de dezembro deste ano, o Governo decidiu manter os serviços em horário alargado.
Entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, as Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00 e aos sábados das 08h00 às 15h00, “procurando disponibilizar mais atendimentos no início e no final do dia e facilitando a conciliação com os horários de trabalho da generalidade dos cidadãos”, pode ler-se na nota do Ministério da Justiça.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários