É apresentado na próxima semana o primeiro Centro de Tecnologias de Realidade Virtual português. O projecto tem inauguração prevista para o dia 22 de Outubro e é liderado pelo ICT-VR (International Center for Technology in Virtual Reality), criado no ano passado. A Sun Microsystems é parceira tecnológica.

O responsável pela nova estrutura de investigação vai ser Gastão de Jesus Marques, que irá liderar um projecto que nasce de um investimento de 7,5 milhões de euros, beneficiários do apoio do Programa Operacional Regional do Alentejo.

No convite à imprensa a Sun adianta que o centro "representa uma aposta, por parte de uma região com fortes marcas de interioridade, em tecnologias emergentes baseadas em Realidade Virtual, de forma a facilitar um desenvolvimento competitivo e sustentável de empresas, instituições e regiões".

O ICT-VR já funcionava em Portalegre onde vem desenvolvendo actividades nas áreas da educação, arquitectura, publicidade, indústria, turismo, cultura, entretenimento e medicina.

O organismo funciona numa lógica de parcerias nacionais e internacionais para a investigação, como forma de assegurar o desenvolvimento de novas tecnologias e conteúdos.

Um vídeo institucional disponível na Internet mostra as potencialidades da tecnologia e áreas de actuação do centro.