Para discutir qual é a importância dos governos na quarta revolução industrial, o palco Corporate Innovation Summit reuniu Andrej Kiska, antigo presidente da Eslováquia entre 2014 e 2019, e Paula Ingabire, ministra na área das tecnologias e inovação no Ruanda.

Devem os governos participar no processo de inovação? Paula Ingabire dá a conhecer o exemplo posto em prática no seu país. Tal como indica a ministra, as entidades governamentais estão em busca da construção do “capital humano ideal” que seja capaz de gerar mudança, não só no Ruanda, mas também na totalidade do continente africano. Nos países em desenvolvimento, a tendência é para vir a apostar em empresas ditas mais “tradicionais”, mas aos poucos tal começa a mudar, indica a oradora,

No que toca à União Europeia, Andrej Kiska afirma que o seu potencial a nível de inovação não está a ser totalmente cumprido. As empresas não devem ser «barradas» por regulações e níveis de burocracia excessivos, indica o antigo presidente. “É necessário criar um ambiente propício ao empreendedorismo”, acrescenta, relembrando a importância da educação.

A regulação governamental das tecnologias que ainda estão em desenvolvimento foi uma das questões centrais do debate. Para Paula Ingabire, os governos devem compreender os seus riscos e criar regulação em seu redor, mas também “deixar espaço para o desenvolvimento”. Já Andrej Kiska deu como exemplo a evolução tecnológica de redes sociais à semelhança do Facebook na Eslováquia. Outrora um espaço para a socialização virtual, esta tornou-se num espaço onde grupos disseminam ódio e desinformação.

Os líderes das nações terão de encontrar formas de lidar com a influência das tecnologias em desenvolvimento no futuro político do seu país, afirma o antigo presidente da Eslováquia. Embora não consiga prever com clareza aquilo que acontecerá daqui a 10 ou 20 anos, uma coisa é certa para Andrej Kiska: de forma a mudar o mundo “precisamos que jovens inteligentes e focados se tornem políticos”.

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.