Para se continuar a afirmar num mercado cada vez mais competitivo, a empresa quer manter-se fiel ao seu ADN, e às suas crenças, mas também combater os seus inimigos. A estratégia da marca está bem definida numa entrevista de Pio Schunker, vice-presidente sénior de Mobile Communications Business da Samsung Electronics, que foi esta semana publicada no site da empresa.

“A única forma de ser bem sucedido na construção de uma verdadeira marca que permaneça é baseando-a em algo que é verdadeiramente inerente ao ADN da empresa e aos seu verdadeiro comportamento”, defende o executivo. “Por isso olhei primeiro para aquilo em que a Samsung acredita  - eu é a noção da engenharia, tecnologia, engenho, a capacidade de se adaptar de forma tão rápida ao que está a acontecer. Isso é inerente a quem a Samsung é”, justifica Pio Schunker.

Embora tenha chegado à Samsung há apenas um ano, Pio Schunker tem trabalhado na criação de uma identidade única para a marca que possa ser percebida em qualquer parte do mundo. E quer suportá-la na história da empresa e na sua capacidade de inovar e transformar a vida das pessoas, conceitos que foram a base de um novo vídeo “Unpacking Samsung” divulgado antes do novo lançamento de produtos da marca que está marcado para a tarde de hoje.

“Vamos falar dos produtos da forma como eles mudam a vida dos utilizadores. E o vídeo é uma celebração disso”, adianta ainda o executivo.

Mas as marcas também têm de enfrentar os seus inimigos. “Todas as grandes marcas e todas as grandes empresas têm um inimigo”, afirma o executivo. Mas neste campo, Pio Schunker não assume o nome que estaria mais facilmente na mente de todos (e que começa por A). O inimigo da Samsung é a complacência, e por isso a marca assume a vontade de estar constantemente a inovar e a testar os limites. Será mesmo esse o verdadeiro inimigo da Samsung?

Veja a entrevista na integra: