A Abaco Consulting anunciou esta segunda-feira a fusão com a alemã valantic, num negócio que pretende reforçar a capacidade da empresa portuguesa para responder a uma procura que se espera crescente de soluções SAP, reforçar a sua posição neste mercado e abrir novas oportunidades a nível internacional.

Em comunicado, a empresa explica que a operação é uma forma de se preparar para “poder satisfazer todas as necessidades dos seus clientes e alcançar as suas próprias ambições de crescimento” nos próximos anos. Com cerca de 150 consultores, a Abaco é especialista na implementação e manutenção de soluções SAP e é um dos maiores parceiros da fabricante alemã de software a nível nacional e regional.

A valantic está focada em soluções digitais, consultoria e software. Na lista de clientes tem 28 das 40 empresas do DAX, o índice bolsista alemão, a quem disponibiliza um portfólio de soluções de transformação digital, consultoria SAP, consultoria estratégica, experiência do cliente e digitalização de processos. A empresa opera na região DACH - que inclui a Alemanha, Áustria e Suíça, onde conta com 24 localizações, a que se juntam outras 11 internacionais. Integra cerca de dois mil colaboradores e esta ano deve alcançar uma faturação de 250 milhões de euros.

As duas empresas vão continuar a operar de forma independente, sem estarem por isso previstas alterações na administração da Abaco. Explicam também que já estão a trabalhar na integração das áreas da oferta comercial, mantendo todas as parcerias e projetos a decorrer como habitual.

Em comunicado, a Abaco, que está no mercado desde 2004, tem sede no Porto e escritórios em Lisboa, São Paulo, Londres e Genebra, explica que a fusão é uma oportunidade para reforçar competências nas principais áreas de foco e para expandir essa oferta com as áreas de competência da valantic.

“Esta operação pressupõe um crescimento do volume de negócios, do talento tecnológico qualificado e do portfólio de produtos e serviços, o que irá permitir às duas empresas obter um maior reconhecimento e projeção internacional, assumindo assim projetos de maior dimensão e com várias áreas de expertise”, destaca João Moreira, CEO da Abaco, citado em comunicado.

Karsten Ötschmann, Partner e Managing Director da valantic diz que o negócio é “um passo significativo na nossa expansão europeia. Permite-nos reforçar os maiores projetos de transformação de negócio baseados em SAP com equipas internacionais de bons profissionais”. O mesmo responsável acrescenta que “para os colaboradores da valantic, esta fusão oferece também a grande oportunidade de completar a sua formação profissional em ambos os locais da Academia SAP, tanto na Alemanha, como em Portugal.”

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.