Os accionistas da Sun mostram no próximo dia 16 de Julho a sua posição relativamente à proposta de fusão com a Oracle, um negócio que já mereceu o aval da direcção da empresa e que deverá por isso receber também uma maioria de votos favoráveis dos accionistas.

A reunião especial de accionistas vai recolher votos, fazendo cumprir os estatutos e se não houver surpresas fica dado mais um passo para concretizar o negócio, o que deverá acontecer até final do verão.

Na carta dirigida aos accionistas, publicada pela C|Net, não estão detalhes sobre o que irá acontecer no momento pós-fusão, mas apenas um resumo da forma como as duas empresas se aproximaram e chegaram ao memorando de entendimento para o negócio.

Seis de Novembro é a data que marca o início do processo que levaria a Sun ao mercado à procura de eventuais parcerias de negócio. Nessa altura a empresa tinha sido contactada por uma concorrente que oferecia uma parceria. Antes de responder a Sun decidiu consultar o mercado para perceber quais seriam as suas hipóteses se avançasse nesse sentido.

A Oracle só entra em cena em Fevereiro deste ano, acabando por chegar a acordo com a Sun dois meses mais tarde, com uma proposta de fusão em que oferece 9,5 dólares por acção ou 5,7 mil milhões de dólares.