A Acer vai comprar a iGware por 320 milhões de dólares, avança hoje a Reuters, com base em informação veiculada pela fabricante sedeada em Taiwan. O acordo prevê ainda o pagamento de mais 75 milhões à posteriori.

A aquisição da empresa norte-americana especializada em soluções para a computação na nuvem representa mais um passo da Acer na expansão para outras áreas de negócios que não o hardware, onde tem estado particularmente focada.

Entre as novas parcerias poderá vir a estar também a Nintendo, uma das principais clientes da iGware, adianta a agência noticiosa. A Acer revelou que as duas empresas estarão em fase inicial de conversações para uma potencial colaboração, mas não quis avançar detalhes.

A empresa de Taiwan já tinha revelado que iria reforçar a aposta nos dispositivos móveis para crescer, depois do afastamento, em Março, do seu director executivo devido a divergências com o Conselho Executivo da empresa em relação à estratégia a seguir.

Esta segunda-feira a fabricante inaugurou um novo centro global de investigação e desenvolvimento, na China, para reforçar o desenvolvimento de smartphones e tablets. A nova aquisição pode estar relacionada com a procura de soluções e serviços para associar a estes produtos. Recorde-se, por exemplo, a solução de armazenamento na nuvem recentemente lançada pela Apple (iCloud) ou apostas como a da Asus, que oferece um alojamento complementar de ficheiros na cloud aos utilizadores dos seus Eee PC.

Embora seja a segunda maior fabricante mundial de PCs, particularmente bem-sucedida nas linhas de computadores de baixo custo, a empresa não tem conseguido impor-se nos novos segmentos de sucesso, como os tablets, o que terá afectado o seu desempenho financeiro.