O número de subscritores de serviços de acesso à Internet ultrapassou os 4,4 milhões no final do segundo trimestre de 2002, num acréscimo de 48 por cento face a idêntico período do ano passado, segundo dados apresentados hoje pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).



Dos 4,4 milhões de subscritores de serviços de acesso à Internet registados no final do passado mês de Junho, 269 mil correspondem a acessos por banda larga, por cabo ou ADSL, número absoluto que se traduz num crescimento de 122 por cento face ao primeiro trimestre.



A maioria dos acessos por banda larga (98 por cento) são garantidos por tecnologia de cabo, sendo os restantes dois por cento assegurados por ADSL, que em Junho ultrapassava os cinco mil subscritores, revelando um aumento de 40 por cento comparativamente a Março.



No final do segundo trimestre do ano, os acessos à Internet por banda larga representavam 6 por cento do total de acessos (pagos e gratuitos) e 56 por cento da totalidade de acessos pagos. Entre os clientes de acesso pago, os empresarias foram os únicos cujo número baixou, quando em Março de 2002 totalizavam mais de 36.389 e actualmente somam 29.554.



A Anacom revela ainda que a taxa de penetração do serviço de acesso à Internet - considerando todos os tipos de acesso – atingiu 43 acessos por cem habitantes no segundo trimestre de 2002, contra 29 acessos no mesmo período do ano passado.



Em Junho último estavam registadas 53 entidades para a prestação de serviços de acesso à Internet, das quais 30 se encontravam em actividade.



Notícias Relacionadas:

2002-08-11 - Serviço NetCabo de Internet em banda larga angariou mais de 10 mil clientes em Julho

2002-03-11 - Número de internautas portugueses cresce e reforça acesso em banda larga

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.