O número de clientes de serviços de acesso à Internet por banda larga
aumentou 148,4 por cento no segundo trimestre deste ano, face ao trimestre homólogo. O total de utilizadores do serviço fixava-se no final do trimestre em 6,16 milhões, entre clientes de banda larga e banda estreita.




Dados apurados pela ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações revelam ainda que o número de clientes de banda larga, incluindo
acessos por modem de cabo e por ADSL fixou-se nos 375 mil, representando 6,1 por cento do volume total de utilizadores de serviços Internet. Os dados referem que este é um mercado ainda dominado pelos acessos dial up que representam 93,9 por cento do total de acessos.




No trimestre, a taxa de penetração do serviço por cem habitantes fixou-se nos 59,6 embora este número inclua mais de um acesso dial up por utilizador, em algumas situações. Os acessos ADSL lideraram o crescimento no trimestre angariando 36 mil novos clientes, valor correspondente a um crescimento de 47,1 por cento, face ao primeiro trimestre de 2003.




Entre os utilizadores de banda larga, o cabo mantém a liderança de acessos com cerca de 70 do total de internautas a optarem por esta modalidade. O serviço de cabo angariou 12,3 novos clientes no período em análise.

Notícias Relacionadas:

2003-09-11 - Utilização da Internet e computadores continua a crescer em Portugal

2003-05-28 - Número de empresas que usa banda larga cresce 43%

2001-03-14 - Acesso à Internet aumenta, mas continua lento e muito caro