São apresentados na próxima quarta feira os detalhes do acordo entre o Estado português e o MIT. Depois de meses de negociações o acordo final envolve 26 instituições de ensino superior e um investimento de 60 milhões de euros.
De acordo com a edição de sábado do Expresso o acordo com o Massachusetts Institute of Technology vai criar mestrados e doutoramentos em quase três dezenas de escolas nas áreas da engenharia e gestão.
Estão envolvidas na iniciativa as universidades de Lisboa, Porto, Minho, Coimbra, assim como as universidades Técnica, a Nova de Lisboa e a Católica. Dos 60 milhões de euros de investimento público previsto, 32 milhões serão canalizados para instituições de ensino e investigação nacionais.
O acordo com o MIT foi uma das primeiras iniciativas alinhadas no âmbito do Plano Tecnológico a ser conhecida. Mais de um ano depois só agora está agendada a cerimónia que irá formalizar o acordo, que numa fase inicial se previa fosse de rápida concretização.
A edição de hoje do Público explica, no entanto, que desavenças entre as escolas portugueses de gestão envolvidas na iniciativa terão demorado mais que o previsto a preparação de um acordo.
O diário, que teve acesso ao relatório final de avaliação das condições das escolas, revela que o documento aponta problemas nas negociações com as escolas de gestão que obrigavam a mais tempo de negociação.
Notícias Relacionadas:
2006-09-12 - Parceria com o MIT oficialmente apresentada a 11 de Outubro
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários