A Associação Portuguesa de Utilizadores Oracle (APO) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), sob a égide da Oracle Portugal, conceberam o Curso de Técnicos Especialistas em Tecnologias de Informação, gratuito para os alunos e financiado por parceiros e clientes Oracle, que decorre, desde 21 de Janeiro nas instalações da Academia Tecnológica da Universidade Autónoma de Lisboa (ACTUAL), a gestora do projecto.


A ACTUAL é uma estrutura autónoma e independente das iniciativas de licenciatura e pós-graduações da UAL, que procura investir na ligação ao meio empresarial e na experiência das organizações, que à partida, contribuíram para a especificação dos conteúdos programáticos deste curso e disponibilizaram equipamentos e programas para equipar toda a infra-estrutura tecnológica, existente nas instalações daquela instituição, entre as quais se contam a Oracle, Compaq, APO e UAL.


O Curso de Técnicos Especialistas em Tecnologias de Informação tem a duração de trinta meses. Inclui um ano de formação teórica em sala de aulas, um estágio de formação na empresa patrocinadora do formando na qual o aluno é remunerado simbolicamente, tendo com valor mínimo cerca de 150 euros (mais ou menos 30 mil escudos) e numa terceira fase englobando um estágio profissionalizante já presente e trabalhando na organização receptora, auferindo como valor de partida 500 euros (cerca de 100 mil escudos).



A matéria leccionada em sala de aula passa, num momento inicial, pela formação básica (arquitectura de computadores, algoritmia e Internet), pelo nível posterior chamado programador (no qual os alunos aprendem linguagens de programação, JAVA, redes de comunicação e modelação de Bases de Dados). No último patamar de formação em salas de aulas, denominado de Especialistas serão ministradas técnicas de modelação, XML, portais e desenvolvimento de aplicações.


As duas últimas fases do processo de formação permitirão ao aluno consolidar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, sendo este depois integrado em estágio numa das empresas que o patrocina, acompanhado, na maioria das vezes, por um elemento da equipa destacado para o efeito.



Miguel Gonçalves, presidente da APO, em conferência de imprensa de apresentação do curso, confirmou "que esta aposta é uma alternativa aos cursos superiores, orientada para a formação de quadros médios especializados na área dos sistemas e TIs".


Com uma previsão de investimento inicial na ordem dos 250 mil euros (50 mil contos) a ACTUAL, conta já com a contribuição da Compaq na ordem dos 75 mil euros (15 mil contos) em termos de equipamentos informáticos e da Oracle no que diz respeito a aplicações e tecnologia (em montante não divulgados) vendo assim ressarcidos alguns dos custos inerentes à constituição de raiz de uma academia deste género. Também se salientam algumas vantagens do lado das empresas participantes como financiadoras, uma vez que contam com mão-de-obra qualificada e têm a possibilidade de recolher benesses fiscais decorrentes da Lei do Mecenato.


Para confirmar a dedicação da parte dos quarenta alunos já envolvidos no projecto (provenientes na sua maioria do ensino secundário) à frequência e aproveitamento da totalidade do curso, a ACTUAL requer uma garantia bancária efectuada pelo Banco Universitário do Grupo BCP, no total de dez mil euros (cerca de 2 mil contos).


Porém, José Luís Ferreira, garante que ~"esse facto não é impedimento para que alguém com perfil mas com poucas posses não possa concorrer. Todos os investimentos supõem um certo risco, a educação não é excepção, admitimos que oitenta por cento dos formandos terminem com sucesso".



Até final do ano de 2002 serão cerca de 120 alunos a frequentar a ACTUAL, sendo as próximas inscrições em Abril e Setembro respectivamente, o que permitirá, segundo José Luís Ferreira, "uma formação continuada e mais algum tempo para auscultar o mercado para garantir o financiamento de novos cursos e o aparecimento de novos investidores".


Notícias Relacionadas:

2001-10-30 - Oracle Portugal aposta no sector público

2001-09-10 - Oracle Portugal com nova sede e em crescimento

2001-06-27 - Oracle lança serviço online para pequenas empresas