A Microsoft e a Agência de Inovação - ADI - assinam hoje um contrato no âmbito do Sistema de Incentivos à Criação de Núcleos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no Sector Empresarial, o NITEC. Esta medida conclui o terceiro ponto do Memorando de Entendimento, assinado em Fevereiro, entre a Microsoft e o Estado português.



Financiado pelo Programa de Incentivos à Modernização da Economia, o acordo tem como objectivo co-financiar os custos dos projectos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para a Língua Portuguesa Falada, inserida no Centro Microsoft para o Desenvolvimento da Linguagem (MLDC).



Os projectos visam a criação de recursos linguísticos e de uma plataforma para o tratamento computacional da fala no idioma nacional, que "permita o desenvolvimento e a adaptação de software com interacção pessoa-máquina utilizando a fala, em toda a gama de produtos Microsoft (sistemas servidor, cliente, de mobilidade e de entretenimento)", diz a empresa em comunicado.



O acordo transparece a importância que o ID aplicado à língua portuguesa tem, junto das duas entidades, "como factor de desenvolvimento social e económico e de melhoria do esforço de cidadania, na medida em que potencia a inclusão digital e a acessibilidade de todos às tecnologias de informação e comunicação".



Dentro dos termos do contrato a ADI irá financiar o MLDC em 178 mil euros durante os próximos 28 meses, apoiando os seis projectos actuais de I&D nacionais para os quais o cento está focalizado - VoxCorp, TranSpeech, Euro PT Connect, SpeechApps, Lexicon -assim como o inicio de dois novos projectos.



Aplicações futuras
Richard Sprague, Group Program Manager do Grupo de Desenvolvimento de Produto responsável pela Fala na Microsoft em Redmond acredita que a assinatura do contrato irá ajudar a expandir as actividades do MLDC o que será importante para "desenvolver componentes de fala de classe universal", sendo "altamente benéfica a presença de equipas de desenvolvimento, no terreno, no país da língua falante".



Para Miguel Sales Dias, director do Centro Microsoft para o Desenvolvimento da Linguagem o apoio da ADI é o reconhecimento de um trabalho que tem sido desenvolvido e que "visa a criação de um núcleo de investigação e desenvolvimento tecnológico, que a médio/longo prazo pretende desenvolver em Portugal os componentes e recursos informáticos essenciais da língua Portuguesa falada, incluindo o reconhecimento e a síntese".



O mesmo responsável afirma que estão a ser efectuados trabalhos para minimizar o número de infoeexluídos, em especial os que têm "deficiências visuais, auditivas ou de cognição", assim como as "pessoas com limitações de mobilidade" ou os que são mais aptos a formas de "interacção pessoa-computador".



As palavras de Miguel Sales Dias, publicadas na nota de impresa, demonstram expectativas para que dentro de um ou dois anos comecem a aparecer no mercado produtos Microsoft, ou aplicações de parceiros, "os primeiros componentes de reconhecimento e síntese de fala desenvolvidos em Portugal."



É de salientar que o MLDC é um dos quatro Centros de Desenvolvimento da Microsoft implementados na Europa, e o primeiro fora dos Estados Unidos, dedicado ao desenvolvimento local da linguagem.



Apresentado em Novembro do ano passado, este centro tem como objectivo a longo prazo o desenvolvimento de componentes chave de linguagem à região EMEA, começando pelo idioma nacional, para plataformas e produtos Microsoft.

Notícias Relacionadas:

2006-11-03 - Combate ao cibercrime reforçado com a assinatura do quinto ponto do Memorando de Entendimento do Estado

2006-09-14 - Microsoft e FDTI concretizam mais um ponto do Memorando assinado com o Estado