Apesar do elevado défice do Orçamento de Estado norte-americano, o presidente Bush enviou uma carta ao Congresso onde propõe um aumento do investimento em cibersegurança. Os principais beneficiários deste reforço serão o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Justiça, que recebem um acréscimo de 10 por cento nos seus orçamentos.

O pedido de reforço dos investimentos em tecnologia vai também para o Departamento de Defesa e de Saúde, que, juntos, devem gastar mais de 32 mil milhões de euros em 2005. Comparativamente, a Justiça e a Segurança Interna têm orçamentos mais reduzidos mas vêm o seu valor global aumentar mais significativamente.

Numa carta ao Congresso, que acompanhava a proposta de orçamento, Bush reconheceu o défice do país, mas ressalva que "o crescimento económico, e considerando um apuramento dos impostos positivo, ajudar-nos-á a chegar a outras grandes prioridades: cortar no défice causado pela recessão e pela guerra", refere a C|net.

No documento é ainda ressalvada a importância do investimento em cibersegurança, explicando-se que "As consequências de um ataque via Internet pode influenciar drasticamente a economia, os serviços públicos, e a segurança nacional".

Notícias relacionadas:
2003-01-21 - Administração Bush quer aumentar orçamento de TIs em 12%