A ANETIE - Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica e a UMIC - Agência da Sociedade do Conhecimento já têm disponível o Catálogo de Soluções para a Administração Pública, um projecto conjunto onde se pretende dar a conhecer, de forma sistematizada, as soluções de Tecnologias de Informação e Electrónica existentes no mercado especificamente destinadas ao sector público.



O documento conta com a participação de 54 empresas, totalizando 92 soluções específicas para o Sector Público, organizadas em 23 áreas temáticas, entre as quais Aplicações Verticais, Bilhética, Comércio Electrónico, Consultoria, CRM, ERP, Inter, Intra ou Extranets, Mobilidade, Portais e Gestão de Conteúdos, Segurança e Certificação e Telecomunicações. Para facilitar a identificação de empresas por áreas de negócio, foi criada uma Matriz de Empresas por Área de Actividade, refere-se num comunicado.



Além da discriminação dos produtos e serviços, o catálogo apresenta respostas a quatro questões básicas sobre os mesmos, dando a conhecer as suas funcionalidades, objectivos, vantagens e pré-requisitos ou especificações tecnológicas a ter em conta.



Este recurso em papel, que a ANETIE e a UMIC esperam ver transformado numa referência para o processo aquisitivo público, começou a ser distribuído no início desta semana tendo chegado a 762 destinatários da Administração Pública, entre Ministérios, Autarquias, Institutos Públicos, Direcções Gerais e Secretarias de Estado.



"O Catálogo de Soluções para a Administração Pública visa alcançar um duplo objectivo: o de permitir ao Estado comprar melhor, encontrando as soluções tecnologicamente mais adequadas à satisfação das suas necessidades; e o de promover o crescimento do sector das Tecnologias de Informação e Electrónica nacional por via do fornecimento de soluções a entidades públicas", referem os seus promotores no comunicado de imprensa.


Notícias Relacionadas:

2005-02-09 - Oni cria showroom para mostrar produtos à Administração Pública

2005-01-20 - Concorrência dá razão à ANETIE quanto a anulação de concurso público promovido pelo MSS

2005-12-01 - Compras electrónicas vão gerar poupanças de 250 milhões de euros em 2006

2004-06-24 - ANETIE prepara catálogo de soluções tecnológicas dirigido à Administração Pública