Os números da Anacom para o primeiro trimestre deste ano revelam que o número de utilizadores de banda larga existente em Portugal era no final de Março de 996 mil, somando as várias formas de acesso disponibilizadas pelos operadores.



Os números divulgados pelo regulador revelam ainda que neste período o número de utilizadores de banda larga através de ADSL ultrapassou pela primeira vez o número de acessos através de cabo, tornando-se a principal tecnologia de banda larga utilizada no país.



Ambas as tecnologias mantêm um número idêntico de utilizadores e mantiveram taxas de crescimento face aos anteriores períodos de análise. O ADSL (com uma quota de 52 por cento) tinha no final do trimestre 499 mil utilizadores, enquanto o cabo acumulava 464 mil utilizadores.



Contudo, o número de acessos ADSL aumentou 18,7 por cento nos primeiros três meses do ano, com a adição de 79 mil novos clientes, enquanto o cabo registou um crescimento mais moderado (6,6 por cento) com a adição de 29 mil novos utilizadores.



A combinação das várias tecnologias faz aumentar para 9,2 por cento a penetração da banda larga em Portugal, num aumento de 12,5 por cento, face ao trimestre anterior, e de 68 por cento numa comparação com o período homólogo.



Na banda estreita os números são bastante mais expressivos, embora devam ser analisados tendo em conta que um mesmo utilizador pode ser cliente de vários ISPs, já que o serviço é gratuito. Nos três primeiros meses do ano dizem os dados do regulador que o número de utilizadores dial up aumentou 9,2 por cento, face ao trimestre anterior, para se fixar nos 4,210 milhões.



No final de Março existiam em Portugal 40 entidades habilitadas para prestar serviços de acesso á Internet, dos quais 30 estavam em actividade.



Notícias Relacionadas:

2005-05-04 - Queda acentuada no tráfego de Internet dial-up motiva redução de tráfego na rede fixa

2005-04-29 - Acesso à Internet em banda larga cresce 70,6% em 2004