Citando dados do mais recente Slack Workforce Index, que será lançado em breve, a Salesforce avança que o uso de agentes de IA aumentou 233% em seis meses. No mesmo período, 8.000 clientes inscreveram-se para implementar o Agentforce.

A atualização tem por base a aprendizagem de milhares de implementações desde o lançamento da plataforma em outubro de 2024, com o Agentforce 3 a reduzir o tempo médio de resposta em interações com clientes, a automatizar tarefas repetitivas e a melhorar a retenção de utilizadores.

Citado em comunicado, Adam Evans, EVP & GM e Salesforce AI, afirma que com o Agentforce, foi possível unificar "agentes, dados, aplicações e metadados, para criar uma plataforma de trabalho digital". A nova versão tem em conta o feedback recebido ao longo dos últimos meses, representando um "grande avanço" para a plataforma, com "maior inteligência, maior desempenho e mais confiança e responsabilidade a cada implementação", indica.

Entre as novidades do Agentforce 3 está um Comand Center que dá às equipas um local onde podem ver, em tempo real, o que os agentes de IA estão a fazer, permitindo avaliar o seu desempenho e perceber que áreas necessitam de melhorias.

Através deste centro de comando é possível acompanhar cada interação dos agentes de IA para analisar momentos específicos, compreender tendências de uso e aceder a recomendações. O Comand Center também permite acompanhar o estado de "saúde" dos agentes e intervir caso surjam atrasos ou falhas.

De acordo com a Salesforce, o Command Center conta com painéis detalhados para acompanhar a adoção dos agentes, feedback, taxas de sucesso, custos e desempenho dos tópicos, além de opções de ligação a ferramentas já usadas pela empresa. Em destaque estão ainda três novas ferramentas que permitem criar e testar rapidamente novos agentes através de linguagem natural.