A aplicação Airbnb introduziu uma nova ferramenta de doações, para que os utilizadores ajudem os mais necessitados. A ideia é ajudar as pessoas deslocadas de emergência, e sem condições de encontrar habitação, a obter um lugar para ficar. Através da ferramenta, os anfitriões decidem a percentagem a ser deduzida automaticamente de cada pagamento dos hóspedes, que será totalmente encaminhada para organizações sem fins lucrativos, para ajudar as pessoas que necessitem de alojamento temporário.

A ferramenta dá ainda a possibilidade de os utilizadores doadores assistirem ao impacto da sua ação, recebendo notícias frequentes de como a sua contribuição fez a diferença.

As doações Airbnb são uma expansão da iniciativa Open Homes, lançado em 2017, que encoraja as pessoas a oferecerem um lugar em sua casa para os necessitados. Segundo o site da aplicação, mais de 25.000 pessoas beneficiaram de acomodação gratuita, fossem vítimas de evacuações forçadas, trabalhadores a prestar assistência, refugiados, entre outros.

A empresa refere que se todos os anfitriões americanos doassem apenas 1% dos seus ganhos na plataforma Airbnb, esses fundos poderiam ajudar as organizações a encontrar acomodações temporárias para duas mil pessoas este ano.