Para encerrar o ciclo de conferências que marcaram os últimos três dias do Web Summit, Al Gore destacou o papel que a tecnologia e que os jovens empreendedores têm a desempenhar na mitigação das consequências - já mais do que evidentes - das alterações climáticas potenciadas pela mão humana.
Através de um discurso bastante efusivo, carregado de uma paixão fervilhante, o antigo vice-presidente de Bill Clinton acredita que estamos à beira de uma “Revolução da Sustentabilidade”, um fenómeno que terá o impacto da Revolução Industrial e a alta velocidade da Revolução Digital.
A tecnologia, segundo Al Gore, é um elemento fulcral da transformação sustentável das nossas sociedades e, consequentemente, do nosso planeta. A cada vez mais evidente transição energética para tecnologias que tiram partido de recursos renováveis à escala humana - como o Sol, o vento ou as marés - é catalisada pelos novos empreendedores, diz o ativista ambiental.
Os mundos da tecnologia e da inovação são imprescindíveis para disseminarem as chamadas “tecnologias limpas” pelo mundo, para fazerem das energias renováveis e dos veículos elétricos bens ao alcance de todos (e de todas as carteiras), para ajudarem a reduzir as quantidades de gases nocivos que destroem a nossa atmosfera. “A tecnologia está a ajudar-nos a pôr de lado os combustíveis fósseis e a produzir energia a partir de fontes limpas”, sublinha.
À questão “Podemos mudar?”, Al Gore responde com firmeza: “Sim, podemos mudar”. Contudo, o ex-governante mostra-se um pouco cético relativamente à vontade de alguns líderes mundiais para, por exemplo, seguirem os princípios do Acordo de Paris, numa referência (entre muitas outras mais jocosas) ao Presidente norte-americano Donald J. Trump.
“Está tudo em jogo!”, alerta Al Gore, sem deixar de se mostrar esperançoso face ao futuro e face à vontade do mundo e das próprias pessoas para salvarem o planeta. “A vontade de mudar é, ela própria, um recurso renovável”.
O Web Summit terminou esta quinta-feira, dia 9 de novembro, e o TEK acompanhpi os momentos mais importantes, nomeadamente em imagens. Veja a edição de 2017 do evento "por dentro".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários